4 de agosto de 1915

Margarida Penelas nº15, - aluna do 9ºD

     .
.. Nos primeiros dias foi uma guerra mais na defensiva, mas nos outros que se seguiram o tiroteio começou. Como era a minha estreia na guerra não sabia muito bem o que fazer, por isso fiquei um pouco atrapalhado. De imediato o chão ficou repleto de corpos de soldados que por honra à sua pátria ali ficaram no campo de batalha. Ou outros como eu que para se tentarem salvar correram a abraçar o chão.

 

18 de fevereiro de 1916

Pedro Gomes, nº18 aluno do 9ºD

   ... Até agora estou razoavelmente bem. Acabaram de chegar grandes carros blindados dando-nos alguma vantagem para ganhar mais território e assim descansar um pouco que seja.

 

17 de setembro de 1917

 Maria Teresa, nº16 - aluna do 9ºD

... No início da guerra apenas fazíamos marchas rápidas. Pela altura do Natal, todavia, fomos para as profundas e lamacentas trincheiras que, apesar de no início terem cantina, camaratas enfermaria, até água canalizada e eletricidade,  ficaram destruídas. Das poucas vezes que comemos, restam os biscoitos secos e carne enlatada para soldados corpulentos e trabalhadores....

 

23 de outubro de 1917

Leonor Novais, nº14 - aluna do 9ºD

.
.. Os  marmanjos dos generais, que vivem num castelo a cerca de 15 quilómetros, que das nossas condições e da guerra nada conhecem, fazem de nós as suas marionetas, arriscando milhares de vidas pela sua imprudência e incoerência...

 

18 de novembro de 1917

Sara Pinto, nº19 - aluna do 9ºD

... les morreram porque atacaram após o bombardeamento, pensando que os alemães não iriam reagir, mas aconteceu o oposto. Com metralhadoras nem precisam de apontar, basta dispararem para onde virem um grupo de soldados e passado algum tempo não resta ninguém.

 

7 de Dezembro de 1917

Carolina Barros, nº6 - aluna do 9ºD

.
.. Há uns dias atrás, fui obrigado a ir para a frente de guerra, e por isso passar pela “Terra de ninguém” caí numa profunda cratera, chovia torrencialmente e a lama chegava-me até á cintura, cheguei mesmo a pensar que aquele seria o meu fim.