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Serviços de Psicologia e Orientação

 

 

Assumindo o papel da escola no desenvolvimento holístico das crianças e considerando o papel do psicólogo como um facilitador interagindo e acompanhando o desenvolvimento cognitivo, emocional, comportamental e social dos alunos, assim como o seu projeto de vida e aceitando que os alunos, nos diferentes níveis do seu processo de formação, necessitam de acompanhamento especializado para que a qualidade do ensino /aprendizagem, a promoção de igualdade de oportunidades e o sucesso escolar sejam de facto etapas a superar, os objetivos fixados pelo Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, face ao trabalho a desenvolver no âmbito Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) são:

  

- Executar eficazmente as tarefas definidas para o Serviço de Psicologia e Orientação, nomeadamente as definidas pelo Decreto-Lei nº 300/97;

 

 - Cooperar ativamente com os diferentes agentes educativos na promoção do sucesso escolar e na redução das taxas de abandono escolar;

 

 - Cooperar na realização das atividades constantes no Plano Anual de Atividades.

 

 

Desta forma, como objetivo transversal o SPO procura intervir de forma diferenciada na adequação das respostas educativas aos diferentes alunos do AE Diogo Cão, sendo que paralelamente, procura promover os seguintes objetivos:

 

- Atender/acompanhar e encaminhar alunos do JI, 1º, 2º e 3º CEB, ao nível do SPO;

 

- Avaliar as dificuldades que condicionam o percurso de ensino/aprendizagem;

 

 - Analisar situações relacionadas com o desenvolvimento e dificuldades de apd;

 

 - Identificar e analisar causas de insucesso escolar e propor medidas adequadas;

  

-Prestar apoio de índole psicopedagógica, tendo em vista o sucesso escolar;

 

-Propor o encaminhamento de alunos com necessidades educativas especiais para modalidades adequadas de resposta educativa;

 

 - Prevenir o abandono e absentismo escolar, através da adequação/individualização de respostas educativas

 

 - Colaborar em todas as ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o abandono sistemático;

 

 - Articular a sua ação com outros serviços especializados;

  

- Planear atividades de orientação escolar e profissional;

  

- Realizar ações de informação escolar e profissional, destinadas a alunos e encarregados de educação;

 

 - Planificar e acompanhar experiências de trabalho, estágios e outras formas de contacto dos alunos com o mundo do trabalho;

 

- Educação Formação tipo 2 – processo de recrutamento e seleção de alunos, formalização da candidatura e acompanhamento das turmas ao nível da orientação escolar e profissional, estágios e transição para a vida ativa;

 

- Colaborar com a comunidade educativa prestando apoio psicopedagógico às atividades educativas, identificando as causas do insucesso escolar e propor medidas tendentes à sua eliminação.

  

- Articular em colaboração com os órgãos de gestão da escola e com outros serviços especializados, nomeadamente das áreas de saúde e da segurança social, de modo a contribuir para o correto diagnóstico e avaliação sócio-médica-educativa dos alunos e planear medidas de intervenção.

 

 - Apoiar alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida.

  

- Planear e executar atividades de orientação escolar e profissional através de programas e ações de aconselhamento a nível individual e de grupo.

 

 

 

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