Projeto Arte em Movimento - Carnaval
Centro Escolar de Lordelo
“Ao encontro de D. Pedro e de Dona Inês”
No dia 17 de fevereiro, os alunos das quatro turmas do 9.º ano do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, deslocaram-se até à Cidade de Coimbra para ir “Ao encontro de D. Pedro e de Dona Inês”, no âmbito do estudo de “Os Lusíadas” e concretizando, assim, uma das atividades do Plano Anual de Atividades do Departamento de Línguas.
Chegados à Cidade dos Estudantes, o grupo deslocou-se à Quinta das Lágrimas e, sob a orientação de uma das guias da Fundação, visitaram os jardins e as fontes, embrenhando-se na história de D. Inês de Castro e D. Pedro, uma história de amor e morte, que o grande poeta Luís Vaz de Camões ali colocou, cantada no Canto III de “Os Lusíadas”. Percorrendo os jardins da Quinta, as atenções recaíram sobretudo na Fonte dos Amores e na Fonte das Lágrimas.
De seguida, realizou-se uma visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, onde se pode visualizar um curto documentário sobre a construção do Mosteiro, abordando, além disso, a história trágica de D. Inês de Castro e, também, alguns factos ligados à vida e história da Rainha Santa Isabel.
Os alunos usufruíram das explicações das responsáveis do Centro Interpretativo do Mosteiro que, com os seus valiosos contributos, conseguiram recriar as vivências de quem ali viveu e as mudanças que o Mosteiro sofreu, ao longo dos séculos.
Após o almoço, o grupo rumou à Universidade para uma breve, mas enriquecedora vivência, dirigindo-se, em seguida, para a baixa de Coimbra apreciando, durante o trajeto, alguns monumentos religiosos e arquitetónicos. Na Rua Santa Catarina, puderam ouvir a Tuna Masculina que nos presenteou com duas canções do reportório universitário.
A visita possibilitou, entre outros objetivos, promover o interesse pelo estudo e conhecimento d' "Os Lusíadas", proporcionar a vivência de espaços referidos n' "Os Lusíadas", a promoção da igualdade social e da inclusão.
Coimbra é, sem dúvida, uma lição!
Agrupamento de Escolas Diogo Cão
{gallery}GALERIA{/gallery}
Merry Christmas everybody!
Os trabalhos que se apresentam inserem-se no âmbito da disciplina de Inglês e em articulação com a disciplina de TIC, resultando, assim, num trabalho interdisciplinar. Pretendeu-se integrar as diversas áreas do conhecimento, visando a troca de experiência e a cooperação. Para além disso, este trabalho insere-se ainda no domínio da interculturalidade, tendo em conta a Educação para a Cidadania. Em trabalho de pares, os alunos pesquisaram como se comemora o Natal nos diferentes países do mundo, apresentaram o seu trabalho aos colegas de turma, tendo resultado no aqui se apresenta. As turmas do 7ºA e 7ºB desenvolveram o seu trabalho à volta do tema “Celebrating Christmas around the world” e a turma do 7ºC desenvolveu o tema “Christmas in English speaking countries”.
Página em manutenção
Informa-se a comunidade educativa que a página da escola se encontra temporáriamente em manutenção.
Pedimos desculpa pelo incómodo.
Um simples gesto de bondade, por mais pequeno que seja, faz a diferença e influencia de forma positiva a vida dos que nos rodeiam. O Grupo de Inglês lança o desafio "Christmas acts of kindness" para todos cumprirmos ao longo do mês de Dezembro. LET'S BE KIND TO ONE ANOTHER!
Da redação para as escolas - uma experiência muito enriquecedora
No âmbito do programa “Da redação para as escolas”, da responsabilidade da Associação Literacia para os Media e Jornalismo, realizaram-se nos dias 21 e 24 do corrente, na escola sede do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, três workshops subordinados a esta temática, dinamizados pela Dra. Patrícia Posse, jornalista convidada, formada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, encontrando-se, no momento, a trabalhar no Gabinete de Comunicação e Imagem da UTAD, na área da assessoria de imprensa.
Os alunos, de três turmas do 7º ano, tiveram a oportunidade de “entrar na pele de um jornalista” e assim perceberem toda a dinâmica da produção de notícias, numa redação de jornal. Assim, a par da aprendizagem de vários conceitos inerentes à área do jornalismo (tipos de media, partes da notícia, géneros jornalísticos, notícias falsas, critérios de seleção de notícias...), os alunos puderam refletir e trabalhar em grupo, nomeadamente criando conteúdos informativos para o hipotético jornal “O navegador”, fazendo-se aqui uma alusão/ homenagem ao grande navegador que dá nome a esta escola.
Esta iniciativa, cujo principal objetivo foi o de desenvolver a literacia mediática nos alunos do 7º ano, enquadrou-se na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, domínio dos Media, em articulação com a disciplina de Português, que também aborda estes conteúdos.
A resposta entusiástica dos alunos às atividades propostas foi a prova de que iniciativas desta natureza são do seu agrado, confirmando-se a sua importância na formação integral dos jovens, enquanto indivíduos e futuros adultos, pensadores e criadores críticos e ativos.
Agrupamento de Escolas Diogo Cão