A 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948.
A Declaração é um documento importante que proclama os direitos inalienáveis das pessoas e, apesar de ser o documento mais traduzido do mundo (mais de 500 idiomas), poucos são aqueles que conseguem citar mais de meia dúzia dos 30 Direitos Humanos aí registados. Neste âmbito, os alunos desenvolveram trabalhos de pesquisa que revelam como o pensamento e a ação de cada cidadão ou organização fizeram a diferença e mudaram o nosso mundo. É conhecendo e defendendo os Direitos Humanos que se pode alcançar a paz e o progresso.
9º A – Human Rights Champions (Inglês e TIC). https://www.artsteps.com/view/619f5a66770a3745c134051a/?currentUser
9º B - Human Rights Organisations” (Inglês e Educação para a Cidadania e Desenvolvimento). https://padlet.com/matildesantos041/gwxw2whvblnnk46h
Os trabalhos foram registados nas atividades desenvolvidas por: Youth for Human Rights International:http://www.youthforhumanrights.org/United for Human Rights: http://www.humanrights.com/
Dia internacional da pessoa com Deficiência
O dia 3 de Dezembro no Agrupamento de Escolas Diogo Cão foi comemorado sob o tema da Inclusão.
Os docentes das escolas dos diferentes níveis de ensino acolheram a ideia e participaram ativamente, através da ilustração de um triângulo em cartolina, na construção de uma “Árvore Inclusiva” que teve como objetivo primordial a abordagem, de forma lúdica, de temas anteriormente discutidos, mas sempre atuais: diferença/ deficiência; igualdade/inclusão e, simultaneamente, provocar a reflexão e o sentido da palavra Incluir.
No seguimento da mesma premissa foi apresentada, na Biblioteca da escola EB 2/3 a dramatização/exploração de uma história intitulada “A História do S “a crianças e jovens de diferentes níveis etários, também eles todos diferentes na sua condição de seres únicos, tal como o S da história. Diferente, mas com um valor único.
No final, foi pedido a cada aluno que desenhasse um “S”. Puderam constatar que cada um o desenhava de forma singular. Todos diferentes, mas todos com o mesmo valor.
Não podemos deixar de referir que este momento lúdico seria abrilhantado por um momento musical com a atuação de quatro alunas de uma turma do ensino articulado, que face à situação de pandemia, se confrontaram com a inevitabilidade da suspensão desse momento. Teresa Vilela
Visita de Estudo a Guimarães
No passado dia 2 de dezembro, a turma do 4º ano da EB1 de Lordelo (após um adiamento devido ao isolamento por COVID-19 de alguns alunos), realizou uma visita de estudo a Guimarães, no âmbito da disciplina de estudo do meio.
Começámos por assistir a um teatro de marionetas sobre a formação do reino de Portugal, a que se seguiu uma visita guiada ao Paço dos Duques de Bragança. Os alunos ficaram maravilhados com as salas, elementos decorativos e todo o espaço do edifício. Não conseguiram esconder a surpresa ao conhecerem alguns dos hábitos da nobreza naquela época!
Finda esta visita, seguimos para a Capela de São Miguel e terminámos no Castelo de Guimarães, onde ficamos a conhecer mais um pouco da História de Portugal.
Após o almoço, ainda tivemos tempo para visitar o Santuário da Penha e admirar a vista magnífica para a cidade de Guimarães. Adorámos este dia!
4º ano – E B1 de Lordelo
Entre os dias 22 e 26 de novembro decorreu, na Escola Sede, a "Feira Solidária". Esta lendária feira já é um dos momentos mais esperados da nossa "vida Diogo Cão.