Município de Vila Real e Gabinete de Apoio ao Aluno

do Agrupamento de Escolas Diogo Cão

comemoram o Dia Mundial da Saúde Mental

Saude mental3A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em todo o mundo, cerca de 20% das crianças e adolescentes revelam perturbações mentais. Para além de uma prevalência elevada, as perturbações mentais na infância e adolescência apresentam ainda níveis elevados de persistência e constituem um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta.

A literatura refere que os problemas de saúde mental podem ter efeitos muito prejudiciais no desenvolvimento social, intelectual e emocional das crianças e jovens e, consequentemente, impacto no desempenho escolar, havendo um maior risco de apresentarem problemas disciplinares, absentismo, retenção, abandono escolar, delinquência, dificuldades relacionais com os pares e com os professores.
Saude mental

De acordo com os resultados do estudo Health Behaviour in School-aged Children realizado em Portugal (HBSC/PT, 2018), em colaboração com a OMS e que pretende estudar os estilos de vida e os comportamentos dos adolescentes, a saúde mental continua a ser um assunto pouco esclarecido, com os jovens a apresentarem sintomas de mal-estar, por vezes mesmo tristeza extrema, desregulação emocional, preocupações intensas e invasivas.

Esta escassez de informação e o estigma associado às perturbações mentais são importantes obstáculos à promoção da saúde mental, pelo que, no mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, o Município de Vila Real, na pessoa da Chefe de Divisão de Ação Social e Saúde, Dra. Margarida Cascarejo e doSaude mental2 Psicólogo do Município Dr. Paulo Vítor Lisboa, desfiaram os agrupamentos de escolas no sentido de, em conjunto, comemorarem esta data, tendo como público-alvo os jovens adolescentes de cada Agrupamento.

Neste âmbito o Agrupamento de Escolas Diogo Cão comemora esta data, com uma semana temática que teve como público-alvo todos os alunos do 3º ciclo da escola sede. Alusivo ao tema GPS da Saúde Mental: promoção da saúde mental e do bem-estar na escola os alunos foram convidados a refletir sobre diversas questões que foram colocadas, sobre os riscos e os benefícios de alguns comportamentos que estão presentes no quotidiano das suas vidas e sobre possíveis comportamentos que podem adotar para melhorar a sua saúde mental.


Além do trabalho desenvolvido junto dos discentes, o Gabinete de Apoio ao Aluno elaborou dois marcadores deSaude mental4 livros para distribuir junto dos encarregados de educação os quais contemplam pequenas informações e sugestões aos pais, sempre inseridos numa vertente preventiva e de promoção de atitudes e comportamentos promotores de bem-estar. Foi igualmente elaborado um mural "Saúde Mental: GPS – como estas?" no qual os alunos poderão no decorrer deste mês deixar as suas dúvidas ou reflexões acerca deste tema. Este material será igualmente divulgado na página do agrupamento, para todos os interessados.

Resta-nos agradecer ao Dr. Paulo Vítor Lisboa a total disponibilidade e a forma como abordou a temática junto dos nossos alunos que, de forma totalmente descomprometida, conseguiram abordar uma temática tão importante mas que ao mesmo tempo é fundamental para o seu crescimento enquanto pessoas.

Mónica Varejão – Assistente Social - GAA