Hipermercado Pingo Doce abraça causa do AEDC
“Um Gesto por um Sorriso”
O Hipermercado Pingo Doce associou-se ao Agrupamento de Escolas Diogo Cão na Campanha “Um Gesto por um Sorriso” que visa atribuir cabazes de alimentos às famílias que apresentam maior vulnerabilidade social.
Atendendo à pandemia COVID 19 é significativo o número de famílias do nosso agrupamento que se viram a par com algumas dificuldades económicas que até então estavam controladas. Perda de emprego e/ou rendimentos provenientes de trabalhos sazonais são algumas das razões que vieram afetar a dinâmica familiar e consequentemente a possibilidade de aquisição de necessidades básicas como é o caso de bens alimentares.
Garantir que, pelo menos, os alimentos não faltam quando os tempos são difíceis é hoje cada vez mais complicado e exigente.
Deste modo, o Agrupamento de Escolas Diogo Cão realizou no passado dia 10 de outubro, desde as 9h da manhã até ao encerramento da loja, uma recolha de bens alimentares no Hipermercado Pingo Doce – junto à PSP.
É intenção do AEDC que as famílias dos alunos possam passar uma quadra natalícia mais aconchegante e com esta parceria sabemos que será mais fácil garantir este objetivo.
Este projeto é já uma tradição do nosso agrupamento. Para tal contamos com a colaboração dos alunos, docentes, não docentes e instituições que se juntam a esta causa. Este ano, com a evolução positiva da pandemia no que concerne ao alívio de algumas medidas de segurança, o Hipermercado Pingo Doce permitiu-nos a recolha em loja, salientando porém que no ano passado, pela impossibilidade de recolha física foi-nos atribuído um vale de compras no valor de 250 euros.
A recolha efetuada contou com a presença da Assistente Social e Psicóloga do Gabinete de Apoio ao Aluno, bem como da senhora provedora do aluno do AEDC. Todas as medidas de segurança e saúde foram devidamente tidas em conta e cumpridas.
A responsabilidade social das organizações é cada vez mais um motor fundamental para conseguir dar resposta a situações de fragilidade económica com as quais nos deparamos diariamente. Para chegar a este ponto é garantida a articulação entre os responsáveis da referida superfície comercial e posteriormente efetuada, pela Assistente Social do AEDC – Dra. Mónica Varejão, uma avaliação socioeconómica das famílias. Esta avaliação surge após sinalização das famílias por parte dos educadores de infância, professores titulares de turma, coordenadores de ciclo e/ou estabelecimento, diretores de turma, docentes ou qualquer outro colaborador do agrupamento.
Estamos certos que iremos tornar o natal de algumas famílias mais aconchegante, assim como outros momentos do ano. Em nome da organização, Ana Madureira, coordenadora do GAA e Mónica Varejão, Assistente Social do AEDC agradecem à equipa de Responsabilidade Social do Hipermercado Pingo Doce pela autorização da referida recolha e particularmente às responsáveis da Loja Pingo Doce de Vila Real – Miguel Torga pela sua simpatia e disponibilidade que estiveram patentes durante todo o dia em que estivemos na referida superfície comercial.
Grandes ações são feitas de grandes pessoas.