A visita enquadra-se, ainda, nos Objetivos do Plano Plurianual de Melhoria – TEIP, nomeadamente, criar ambientes estimulantes e potenciadores de motivação para a aprendizagem; incentivar a qualidadeIMG 5093 das aprendizagens e o sucesso educativo; melhorar os resultados escolares nos alunos com competências escolares mais deficitárias e desenvolver uma cultura de disciplina e organização, promovendo uma cidadania responsável.

Ao longo desta viagem todos puderam observar e ficar a conhecer locais e percursos inigualáveis, de beleza singular, onde se destaca o sinuoso Rio Douro, um dos cursos fluviais mais emblemáticos de toda a Europa.IMG 5208

Na Ribeira, houve tempo para se apreciar a estrutura da Ponte D. Luís, ouvir um pouco de música de um artista de rua e apreciar a outra margem. Dando prosseguimento ao trajeto, visitou-se a Igreja de São Francisco, onde se ficou a conhecer alguma da sua história e as catacumbas. Esta igreja, cuja construção foi iniciada, em 1245, pelos frades franciscanos é considerada um dos monumentos religiosos mais importantes da cidade do Porto. Durante o percurso, com destino à Avenida dos Aliados, os alunos puderam admirar alguns dos pontos turísticos da cidade. 

No final da tarde, e de regresso ao Peso da Régua, em comboio, não houve a oportunidade de se observar, na sua totalidade, na antecâmara da Estação de São Bento, os famosos azulejos com cerca de 550 metros quadrados de superfície que representam cenas históricas como, por exemplo, o casamento de D. Filipa de Lencastre com D. João I, uma vez que o local está em obras de manutenção.

Os participantes nesta vista de estudo consideram que a mesma proporcionou, para além de momentos de cultura e de lazer, o reforço de laços de amizade entre todos, tendo sido um dia muito agradável dedicado a outras formas de aprendizagem.

Isabel Cipriano