Agrupamento de Escolas Diogo Cão - 1º prémio da 5ª edição da Escola Amiga da Criança - Sala XXI - conhecimento e acessibilidade para todos!

O Agrupamento de Escolas Diogo Cão foi contemplado com o 1º prémio da Escola Amiga da Criança na sua 5ª edição. O prémio intitulado “Sala XXI - conhecimento e acessibilidade para todos!” foi obtido na categoria Digital, uma das sete categorias.

Este prémio, de valor nacional, foi criado pela iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá e visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar, partilhando boas práticas.

O prémio foi obtido entre 4000 projetos concorrentes apresentados por diversas escolas do país. Foi atribuído o valor de 1000 euros em livros da Leya, além de mais dois outros prémios patrocinados pela Altice e pela Fábrica de Ciência Viva.

O projeto Sala XXI é constituído por um conjunto de equipamentos de última geração, que fazem parte de um projeto integrado de modernização tecnológica e digital do Agrupamento Diogo Cão. Parte destes equipamentos constituem um conjunto de Ambientes Educativos Inovadores, da qual a SALA XXI que existe na Escola sede é referência.

Neste projeto são desenvolvidas atividades educativas, implementadas através de metodologias ativas com o auxílio de equipamentos tecnológicos, que estão direcionadas para a aquisição das competências-chave para o século XXI, estabelecidas no Quadro de Referência da UE. A SALA XXI e os seus equipamentos estão disponíveis para TODOS os alunos do Agrupamento. A maioria dos equipamentos tecnológicos que formam a sala XXI podem também ser transportados para todas as outras salas das escolas do Agrupamento.

O Agrupamento também obteve mais nove selos de Escola amiga da criança com os projetos, “Faz-te Ouvir”, “Fico na Escola”, “Hora do Conto no CAA” e “Sala Snoezelen”, “Corgo em Movimento – Mexe-te”, “P`ra Cá do Marão. Vaca, sim ou não?”, “Vamos Fazer a Diferença!”, “Que Bem Cheira a Nossa Escola”, “Conhecer as Plantas da Nossa Escola” e “Conversas no lago”.

fot

Agrupamento de Escolas Diogo Cão